Quando se ouve falar em Vicente Leporace, a primeira lembrança que vem à mente é a daquele jornalista e radialista combativo, nunca intimidado, que por 15 anos (1963–1978) esteve à frente de um dos mais emblemáticos programas jornalístico e opinativo do rádio brasileiro: O Trabuco, da Rádio Bandeirantes.
Entretanto, em seus mais de 50 anos de trabalho em comunicação, Leporace também foi também apresentador de vários programas na tv.
Chegou, inclusive, a ser apresentador de um famosos programa infantil: A Grande Ginkana Kibon.
Vicente Leporace também enveredou pelos caminhos do esporte.
Sem falar nos programas que envolviam as novidades em discos, uma de suas paixões além do Corinthians.
Em outras vezes, Leporace assumia o seu lado jornalista sério.
Ou partia para o jornalismo com muito bom humor.
Vicente Leporace iniciou no rádio com apenas 16 anos na Rádio Club Hertz, da cidade de Franca (SP). Foi meio por acaso. O locutor da rádio faltou e ele foi chamado para apenas trocar os discos na vitrola e dar o prefixo da rádio, PRB-5. Nunca mais abandonou o rádio. Depois de Franca, foi para a Atlântica de Santos e, por um brevíssimo, período para a Mayrink Veiga, no Rio de Janeiro, onde trabalhava o radioator Sebastião Leporace, seu irmão. Em 1949, Vicente Leporace veio para São Paulo e começou a trabalhar na Rádio Record., despontando como uma excelente COMEDIANTE.
Leporace não era apenas um ótimo comediante, mas também um ótimo HUMORISTA, pois escrevia excelentes textos de humor, tanto para o rádio quanto para a televisão.
O reconhecimento de Vicente Leporace como comediante deu-se em 1955 quando recebeu o Troféu Roquette Pinto como “O Melhor Comediante de 1954″.
A fama de Leporace no humor radiofônico era incontestável.
E um de seus personagens mais marcantes foi… O PRIMO RICO, trabalhando ao lado de Brandão Filho, O PRIMO POBRE, uma criação de Max Nunes.
Vicente Leporace também fez comédia em cinema, atuando nos filmes Sai Da Frente e Nadando Em Dinheiro (ambos com Mazzaropi) e em É Proibido Beijar (com Tônia Carrero). Infelizmente não existem registros de Vicente Leporace como comediante. Mesmo assim, vale a pena relembrar (ou, então, conhecê-lo) seu humor sarcástico em trechos editados de uma entrevista dada em 1977 para o programa Vox Populi da TV Cultura. Clique no player e assista.