Times Square – TV Excelsior

Times Square - TV Excelsior - Rio

Times Square – TV Excelsior – Rio

TIMES SQUARE é considerado até hoje o maior show que a tv brasileira produziu no século 20. Foi uma criação de Mário Wilson para a TV Excelsior do Rio. O programam era reprisado em Vt pela Tv Excelsior de SP. Times Square, exibido sempre às quintas-feiras, pontualmente às 20 horas, estreou em 03/10/1963, patrocinado pela rede de lojas Tele-Rio. Mesclando música e humor, foi o programa que mudou totalmente a concepção de show na televisão com mudanças seguidas em cenário sem que o programasse parasse. Exigia de seus comediantes, atores e atrizes uma performance própria da Broadway: ali todos cantavam, dançavam, interpretavam e  faziam humor. A direção esteve a cargo de Mário Wilson, o próprio criador, tendo passado depois por Paulo Celestino e Geraldo Cazé, sempre sob a supervisão geral de Carlos Manga. O texto inicialmente era de Haroldo Hollanda e Haroldo Barbosa. Depois passou a ser de Haroldo Barbosa e Mário Meira Guimarães. Parte musical era exclusiva do programa e ficava a cargo de João Roberto Kelly.

João Roberto Kelly - músicas exclusivas para o espetáculo

João Roberto Kelly – músicas exclusivas para o espetáculo

As composições musicais ganhavam os arranjos do maestro Alexandre Gnatalli. Times Square foi um dos programas com o maior número de profissionais envolvidos chegando a ter, em apenas uma exibição, a participação de 145 profissionais entre equipe técnica e artística. O programa também primava por apresentar as mais belas mulheres da televisão.

A francesa Annik Malvil no elenco de Times Square

A francesa Annik Malvil no elenco de Times Square

A estonteante Marivalda

A estonteante Marivalda

A atriz Myrian Pérsia

A atriz Myrian Pérsia

Zélia Hoffman e Lílian Fernandes

Zélia Hoffman e Lílian Fernandes

Esmeralda Barros

Esmeralda Barros

Em um programa de 1964 a escala artística foi a seguinte: Cyll Farney e Jacqueline Myrna como casal romântico. Número musicais com Dóris Monteiro, Agostinho dos Santos, Miltinho e Elza Soares. Elenco humorístico: Paulo Celestino, Zélia Hoffman, Daniel Filho, Dorinha Duval, Castrinho, Valdir Maia, Lilian Fernandes, Isa Rodrigues, Hamilton Ferreira, Walter D’ávila, Ema D’Ávila, Annik Malvil, Ari Leite, Marivalda, Jaime Filho, Esmeralda Barros, Geraldo Barbosa, Nélia Paula, Mirian Pérsia, Roberto Guilherme, Aizita Nascimento e Grande Otelo.

Elenco de Times Square - 1963

Elenco de Times Square – 1963

Elenco de Times Square - 1964

Elenco de Times Square – 1964

Havia quadros fixos de muito sucesso como Os Gângsteres, As Aeromoças, Os Cowboys e Garotas de Pensionato. O ponto alto do programam ficava por conta de dois quadros. Um eles era Os Bonecos Dançantes em que Castrinho e Dorinha Duval imitavam dois bonecos dançando uma música em ritmo acelerado.

Dorinha Duval e Castrinho - Os Bonecos

Dorinha Duval e Castrinho – Os Bonecos

Daniel Filho - Diretor do quadro Os Bonecos

Daniel Filho – Diretor do quadro Os Bonecos

Depois Castrinho foi substituído por Daniel Filho.

Os Bonecos com Daniel Filho e Dorinha Duval

Os Bonecos com Daniel Filho e Dorinha Duval

E outro quadro chamado Samba de Branco em que quatro casais de comediantes cantavam e dançavam os ritmos da época, sendo que no final entravam Grande Otelo e a mulata Aizita Nascimento para mostrar que samba era mesmo de negro.

Times Square 1 1964 (2)Times Square 2 1964 (2)

Grande Otelo e Aizita Nascimento

Grande Otelo e Aizita Nascimento

Time Square sempre foi líder de audiência em seu horário.1964 Times Square ibope 2Porém, no último programa a ser exibido aconteceu algo novo em termos de televisão: Carlos Manga decidiu que o roteiro e o elenco deveriam ser os mesmos do programa de estreia. E assim foi feito com muita emoção.
Um dos muitos casos interessantes que aconteceram é aquele ocorrido justamente no dia da estreia. O conhecido autor e roteirista Stanislaw Ponte Preta (Sérgio Porto), ao assistir o último ensaio geral, procurou Mário Wilson, diretor e criador de Times Square, para fazer um alerta. Isso porque na letra do tema de abertura havia uma quadra, bem no trecho inicial, que dizia assim: “Times Square é uma esquina…”

SÉRGIO PORTO – Mário, tem um erro na quadra inicial. A Times Square original, a da Broadway, lá dos americanos, não é uma esquina e sim uma praça.
MÁRIO WILSON – É mesmo? Mas já tá tudo ensaiado.
SÉRGIO PORTO – É, cara. Mas isso não pode ficar assim. Isso precisa mudar.
MÁRIO WILSON – Olha, falta menos de uma hora pra entrar no ar. Então, diz pros americanos que eles podem continuar com a Times Square deles, errada mesmo, que a gente não vai reclamar, tá.

Clique nos links abaixo e ouça, além do tema de abertura, três outros temas de quadros fixos do programa.

FacebookTwitterGoogle+