Baiano dois em um

02 1954 Mário Tupinambá

Seu nome de batismo era Juvemário de Oilveira Tupinambá, mas ficou conhecido como Mário Tupinambá. Nasceu em Nazaré da Farinhas-BA, em 1932, e faleceu no Rio de Janeiro, em 2010. Começou sua carreira artística como locutor na Rádio Excelsior da Bahia e depois foi radio-ator na Rádio Sociedade. Foi ali que se percebeu que, além de ator e locutor, era também um excelente comediante. Em 1952 saiu da Bahia e veio para a Rádio Bandeirantes já como comediante. 

Revista da Semana 1952

Revista da Semana 1952

Em 1956, na Rádio Tupi do Rio, criou um personagem baiano recém chegado ao Rio. Dois anos depois Max Nunes criou o Deputado Baiano para o programa Boate do Ali Babá, personagem que lhe deu prestígio nacional. O personagem do Deputado Baiano foi, sem dúvida, o mais famoso e o que mais inimigos criou para Mário Tupinambá. Sobretudo alguns políticos baianos, que não gostavam muito da brincadeira. Um deles, Aliomar Baleeiro, chegou a culpar Tupinambá pela sua não reeleição em 1958 a deputado federal, tendo ficado na suplência (Aliomar Baleeiro foi Ministro do STF no governo Castelo Branco). E o então suplente ficou ainda mais p* da vida quando, para provocar, Tupinambá resolveu falar em cena que o convocaria para ser Ministro do Coco. Mário Tupinambá e o Deputado Baiano pareciam ser uma só pessoa. Seja nos momentos felizes.

Revista do Rádio 1959

Revista do Rádio 1959

Como nos momentos tristes. 

Revista do Rádio 1964

Revista do Rádio 1964

Em 1959, no filme “Titio Não é Sopa,” com Procópio Ferreira, Mário Tupinambá faz uma participação especial com o personagem Deputado Baiano no musical “Baiano Burro Nasce Morto”, cantado pelo também baiano Gordurinha (Waldeck Artur de Macedo). Clique no player e assista à cena. 

Além de atuar, Tupinambá também escrevia humor muito bem. Tanto é que Chico Anysio o manteve entre o quadro de redatores de seus programas por muito tempo. Foi em Chico Anysio Show, que Tupinambá criou o poeta baiano Bertoldo Brecha, parodiando o nome do poeta e dramaturgo alemão Bertholt Brechet. O personagem Bertoldo Brecha tornou-se famoso na Escolinha do Professor Raimundo com os bordões “Veeeenha” e “Zé Finí”. Em 1998, o personagem Bertoldo Brecha, na Escolinha do Barulho, da TV Record, de 1998, contracenava com Dr. Enéas Carneiro (Meu nome é ENÉAS!), que fazia participação especial como professor.  Clique no player e assista à cena. 

Acesse a página Pérolas Sonoras deste blog e ouça a marchinha “Peço a Palavra”, gravada em 1959, pelo próprio Deputado Baiano.

FacebookTwitterGoogle+