A pilantragem e o Mug

mug (1)

Wilson Simonal (1938-2000) foi um dos maiores show man do Brasil. Em 1966 ele comandava o “Show em Si…monal” pela TV Record. 1966 SimonalDiante do sucesso do programa, em 1967  comandou “Vamos S’imbora”, também pela TV Record, juntamente com o comediante Othelo Zeloni. 

Revista São Paulo na TV 1967

Revista São Paulo na TV 1967

Simonal fazia suas apresentações introduzindo uma ginga toda especial  e trazendo novas expressões como “vamos voltar à pilantragem”, “vamos s’imbora!’ e “deixa cair”. Aliás, seu disco de 1966 chamava-se “Vou deixar cair…” Nesse disco, havia uma faixa intitulada “Samba do Mug”. O Mug era um bonequinho de pano, todo preto, calça vermelha xadrez, nariz e cabelo vermelho.

O Mug da sorte

O Mug da sorte

Um dos seus idealizadores foi Horácio Berlink Neto, que era produtor do programa “O Fino da Bossa”, comandado por Elis Regina e Jair Rodrigues. A ele juntou-se o empresário João Evangelista Leão. O Mug era tido como um boneco da sorte. Tornou-se uma febre. Era comum ver-se o boneco pendurado no retrovisor interno dos carros ou na parte interna da maçaneta das casas. Chico Buarque de Hollanda e Hebe Camargo promoveram o Mug em reportagens, atribuindo a ele a sorte obtida em algum momento.hebe_mug-e1283010244120 CChico Buarque chegou a ficar desesperado quando seu carro foi arrombado e dele o ladrão levou seu Mug. Mug do Chico 66Simonal acabou levando o Mug ao seu programa, cuja audiência fez o boneco ficar ainda mais valorizado. A febre do Mug não chegou a um semestre, mas foi, sem dúvida, um grande sucesso.
Você poderá ouvir “Samba do Mug” na sessão Pérolas Sonoras deste blog.

FacebookTwitterGoogle+